A pessoa e a profissional | Um pouco de história sobre o caminho até aqui

A pessoa e a profissional | Um pouco de história sobre o caminho até aqui

Oi, eu sou a Priscila Miguel e aqui, você poderá conhecer um pouco da minha trajetória e o que me conduziu à especialização em Gestão da Comunicação Integrada.

Conheça mais aqui também!

Quando pensamos em comunicação, muitas coisas podem vir à nossa mente, e muito provavelmente todas elas integram esse universo, afinal comunicação é, e está em tudo, até porque ela é uma necessidade e ferramenta que está para além do ser humano.

Como profissional multidisciplinar, estudiosa e curiosa pelos processos, estratégias e ações que envolvem comunicar-se, e mais, como eles nos conduzem para sermos e refletirmos quem somos, como pessoas e marcas, faz total sentido para mim pensar que cravei os meus 2 pés na comunicação.

E acredito que essa percepção me veio depois de fazer a pós-graduação em Gestão da Comunicação Integrada, já que minha formação de origem – a licenciatura em Normal Superior – está na educação, mais precisamente para a atuação no educação básica. Alô Pierre Bourdieu! 🙂

Até mesmo a escolha por essa especialização foi um movimento essencial para fundamentar melhor a migração de área que eu desejava fazer, ainda que também não estivesse me dedicando à educação em si, já que venho atuando por anos em posições administrativas, enquanto trabalho em projetos paralelos de comunicação.

Além disso, como bem sabemos, por mais aptidões que você tenha e desenvolva, o ensino formal ainda é a via mais tradicional quando queremos nos aperfeiçoar e conquistar validação para atuar em uma área ou função específicas.

Não é regra, mas é o mais comum. E comigo foi exatamente assim, pois apesar de já ter consumido muito conteúdo, testado algumas coisas e exercido algumas funções, atuar full em comunicação era e continua sendo o objetivo.

Mas como mencionado no início desse texto, a comunicação está em tudo, é tudo, e eu precisava me debruçar de maneira real e mais intensa sobre isso, aprender e praticar outras habilidades que um programa estruturado e renomado de estudos permitiria.

Foi assim que cheguei ao SENAC, que eu já conhecia de reputação e experiências anteriores. Ao ver a proposta de disciplinas e estudos, e ainda, o respaldo que ela daria para atuação em posições que eu tenho interesse, ficou claro que era uma escolha que contribuiria para que eu pudesse alcançar o meu objetivo.

Obviamente que tudo é um processo, e eu estou vivendo o meu, mas certamente poder estudar Marketing Estratégico, Gestão de Crises e Stakeholders, Plataformas e Canais de Comunicação, Ferramentas de Comunicação Mercadológica, Branding, Comportamento do Consumidor/Usuário, Responsabilidade e Governança Corporativa, Liderança de Equipes Multidisciplinares entre outros temas que abordam as necessidades e práticas do mercado me proporcionou aperfeiçoamento profissional e pessoal.

Além do mais, nossa expectativa de vida aumentou, e aprendizado e aperfeiçoamento – o tal do life long learning – são as únicas realidades possíveis diante de tanta transformações frequentes e o aumento de exigências e competição no mercado de trabalho.

E você, de que maneira tem investido no seu aperfeiçoamento?

flor-amarela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *